segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A COMILANÇA DESMEDIDA POVOA A CASA DE MEU PAI



Enquanto a comilança desmedida povoa a casa de meu pai
possuo apenas três favas de tamarindo
para engabelar o ronco do esôfago

No Rio de Janeiro chove
A pobreza material é uma mula
trotando seus cascos partidos em meu quarto de grandezas
Armado de versos sólidos, espada e escudo, pronto estou
para aniquilar na raiz das existências esse flagelo quadrúpede

As vezes sou paspalho
ao ponto de esquecer por duas vezes seguidas os documentos
dentro de um ônibus
(isso aconteceu por esses últimos dias)
Felizmente o final foi alegre

(agora)
Monto no cavalo de Duque de Caxias,
olho para a Central do Brasil e para os que por lá circulam,
viro a cabeça, em minha frente a avenida Presidente Vargas,
a Praça 11 e a fronte metálica de Zumbi dos Palmares

A vida gigante prova o vermelho e o lilás
porque a noite que tenho transcorre leve e úmida
Houve relâmpagos partindo miolos e ovos
Répteis e idéias nasceram
A morte esteve na avenida Francisco Bicalho
e na comunidade da Rocinha
(quem leu os jornais de outubro de 2005 sabe do que estou falando)

( O presidente dos Estados Unidos estará na cúpula das Américas
Aqui é o Território Calunga
O território da Argentina será um palco de protestos
E o Brasil ficará sob a mira de nossos olhos questionadores
(já que o tal estadista por aqui também aportará )

Esse não é um poema datado,
sua calda estende-se sobre o arco do tempo manifesto
e toca nos ancestrais e nos vindouros
Ele (o poema) é um circulo em movimento
que ora peneira os peixes, que ora peneira os homens

Uso a chave de fenda para desatar as pétalas da flor
de nossa amizade e a solda que bloqueia a chegada do amor
A criatividade infinda é minuciosa,
povoa apenas os que abrem as comportas
para os habitantes da delicadeza

O mundo explode diante do pino de meu nariz
(A Lei que Nitiren me ensinou me torna um homem inabalável
livre de qualquer temor )
O pó da poesia cobre os telhados das casas que habito,
em breve cobrirá todos os zincos

(edu planchêz)

Nenhum comentário: