segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

XÍCARA, CAFÉ, COLHER PEQUENA...



“SEU GARÇOM
FAÇA O FAVOR DE ME TRAZER DEPRESSA
UMA BOA MÉDIA QUE NÃO SEJA REQUENTADA
UM PÃO BEM QUENTE COM MANTEIGA À BEÇA
UM GUARDANAPO
UM COPO D'ÁGUA BEM GELADO”

Xícara, café, colher pequena... numa padaria do Leblon desfio a manhã ainda noite ao lado de uma mulher linda... Como a vida é generosa para os que são generosos com ela... Vivo de poesia, tudo que tenho foi conquistado pelas mãos da poesia, da minha poesia dourada. Há mais de 25 anos estou entregue á esses raios, paguei o preço por tal escolha. Nenhum arrependimento, total orgulho, minha vida é mais bonita que a vida dos muitos super-heróis. “O Rio de Janeiro continua lindo” nesse magnífico inverno de tanto poemas e canções, o Rio de Janeiro é um peixinho nadando em minhas lágrimas de amor.

”FECHE A PORTA DA DIREITA COM MUITO CUIDADO
POIS NÃO ESTOU DISPOSTO A FICAR EXPOSTO AO SOL
VÁ PERGUNTAR AO SEU FREGUÊS DO LADO
QUAL FOI O RESULTADO DO FUTEBOL”

Um dia no Maracanã pintado de todas as cores, esse menino que cresceu andava cantando pelas arquibancadas cheias de corações. A bola rolava de pé em pé, de olhar em olhar até cair no fundo da rede agradecida. As palavras, as palavras de Nelson Rodrigues se misturam às palavras de Noel para formar no meio de campo uma corrente de estrelas: feliz a cidade que possui tais pilares inspiradores.

”SE VOCÊ FICAR LIMPANDO A MESA
NÃO ME LEVANTO NEM PAGO A DESPESA
VÁ PEDIR AO SEU PATRÃO
UMA CANETA, UM TINTEIRO, UM ENVELOPE E UM CARTÃO
NÃO SE ESQUEÇA DE ME DAR PALITO
E UM CIGARRO PRA ESPANTAR MOSQUITO”

Meio sem muito assunto com sono porque passei a noite toda no “Corujão da poesia” evento que acontece todas terças na Livraria Letras & Expressões do Leblon. Hoje esse evento é uma espécie de “becos das Garrafas”, ponto de encontro das tribos antenadas.

”VÁ DIZER AO CHARUTEIRO
QUE ME EMPRESTE UMA REVISTA, UM CINZEIRO E UM ISQUEIRO
TELEFONE AO MENOS UMA VEZ
PARA 344333
E ORDENE AO SEU OSÓRIO
QUE ME MANDE UM GUARDA-CHUVA AQUI PRO NOSSO ESCRITÓRIO
SEU GARÇOM ME EMPRESTE ALGUM DINHEIRO
QUE EU DEIXEI O MEU COM O BICHEIRO
VÁ DIZER AO SEU GERENTE
QUE PENDURE ESSA DESPESA NO CABIDE ALI EM FRENTE”

Papo de botequim, papo de anjo, papo reto pra malandro não ficar de orelha em pé.

(edu planchêz)

Nenhum comentário: